terça-feira, 11 de agosto de 2009

HARMONIZAÇÃO DE AMBIENTES


"Técnica chinesa ajuda a ativar energias dos espaços
Muito se fala em harmonização de ambientes, para tentar fazer com que a vida das pessoas passem a fluir melhor. A técnica surgiu na China há cerca de 5 000 anos. Denominado Feng Shui, a proposta é localizar e equilibrar as energias, evitando ou eliminando possíveis focos de desarmonia na casa e na vida dos moradores. O Feng Shui tem por base os princípios de yin e yang, que juntos vão gerar a energia vital, chamada ch'i. Proporcionar o equilíbrio dessa energia no ambiente é o grande objetivo. A técnica chinesa de harmonização define que alguns objetos podem ser dispostos de forma estratégica para mudar a energia de cada canto da casa, ressaltando algumas influências, anulando outras e contribuindo para o equilíbrio geral. Esta prática são chamadas curas do Feng Shui.
Alguns especialistas nesta técnica fazem uma analogia do Feng Shui com a acupuntura, uma vez que a idéia é que os objetos colocados num determinado lugar da casa atuem energeticamente da mesma forma que uma agulha de acupuntura age no corpo humano, modificando a energia e restaurando o equilíbrio.
Nesta harmonização, a casa é considerada como um ser vivo. A moradia pede que a energia ch'i ­ responsável pela vitalidade da casa e de seus moradores ­ circule sem obstruções. Para isso, é necessário uma série de ações, utilizando cores, mudando posição de móveis, plantas, trabalhando aromaterapia e introdução de novos elementos na decoração.Muitas vezes, a simples arrumação de uma casa, jogando o que não é mais utilizado no lixo, doando as roupas que não vestimos mais, nos desfazendo de outros pertences que insistimos em amontoar pelos cantos, faz com que a harmonia comece a aparecer na casa.
A técnica utiliza um instrumental, denominado ba-guá (a figura de oito lados que relaciona os ambientes às áreas de interesse da vida) para dispor quadros, cores, flores, móveis e enfeites. Confira algumas dicas apontadas por especialistas. Quem quiser se aprofundar no assunto, o livro da autora americana Denise Linn, chamado Espaço Sagrado, é uma ótima opção. Para aplicar o ba-guá é importante que se tenha uma planta de sua casa. A partir daí ,centralize a figura e estabeleça cada um dos cantos específicos. Depois, é usar a imaginação e dar um tratamento especial para cada um destes locais. Veja algumas dicas para ativar estes espaços:
No canto dos Relacionamentos: disponha no local uma escultura de amantes, jarras em par, patinhos chineses em par.
No canto da Prosperidade e Riqueza: coloque uma pedra pirita, que representa dinheiro, um baú, elementos e objetos da cor vermelha, que chamam a prosperidade e têm um efeito potencializado pelo baú, símbolo de riqueza.
No canto da criatividade, idéias e movimento: coloque fotos de livros (ligados às novas idéias) e aparelho de som.
No canto do Sucesso: coloque um aquário, que remete a água, simbolizando a riqueza. Esculturas de Buda chamam a fama, e o dragão simboliza os cinco elementos - fogo, metal, água, madeira e terra.
No canto da espiritualidade: abuse de sua imaginação com flores, água, imagens de anjos, pedras semi-preciosas, incenso e outros elementos.
No canto dos amigos: fotos de viagens bem sucedidas, objetos que foram presenteados por amigos e outros artigos que remetam a importância de uma amizade.
No canto da família: fotos de familiares, flores, tudo que dê a idéia de grupo.
No canto do trabalho: Tudo que remeta ao seu trabalho, revistas especialidades, esculturas de Buda também podem ser usadas, aquário e outros elementos, que também podem ser utilizados nos cantos do sucesso e prosperidade."
UMA DICA PARA QUEM QUER HARMONIZAR A CASA.
BEIJAUUUUUUUM

Nenhum comentário: